O queridinho dos mochileiros e dos viajantes solo, um hostel – nome chique para albergue😊-, é uma excelente opção de acomodação para aqueles que buscam uma hospedagem mais econômica, social e descontraída.
Mas afinal, o que difere os hostels de hotéis e pousadas?
Para aqueles que têm dúvidas, sim, existem algumas diferenças entre esses tipos de estabelecimentos.
Hotéis e pousadas são mais conhecidos e, via de regra, seus quartos são ocupados por uma ou duas pessoas, ou membros do mesmo grupo. Outro ponto, é que oferecem uma variedade de serviços relativos à estadia, como café da manhã, piscina, spa, serviço de quarto, entre outros.
Em contrapartida, o hostel é mais barato e a maioria de suas instalações é destinada ao uso comum. Ou seja, possui quartos compartilhados – de três a dez camas, ou mais – e banheiros que, geralmente, ficam situados nos corredores.
Entretanto, muitos hostels dispõem de alternativas especiais, com por exemplo, quartos para uma ou duas pessoas, quartos exclusivos para mulheres, serviços adicionais de lavanderia, armazenamento de bagagem e passeios turísticos, o que pode facilitar bastante a vida do viajante. Mas atenção, nesses casos, o valor por noite costuma ser mais elevado.
Quais as vantagens de se hospedar em um hostel?
Algumas das principais vantagens de se hospedar em um hostel incluem:
- Preço acessível – em comparação com hotéis convencionais, os hostels oferecem tarifas mais acessíveis e opções de quartos compartilhados que podem ser ainda mais baratas;
- Ambiente social – os hostels são projetados para promover interação social entre seus hóspedes. Ou seja, dispõem de áreas comuns como cozinhas, salas de estar e espaços de convivência;
- Economia com alimentação – além de ser um espaço social, ter uma cozinha disponível, possibilita uma economia significativa com alimentação. Essa é uma ótima opção para quem deseja reduzir os gastos com esse item, que normalmente, tem grande impacto no orçamento de uma viagem;
- Localização –Muitos hostels estão localizados em áreas centrais das cidades, o que facilita o acesso aos principais pontos turísticos e atrações. Desse modo, você pode economizar bastante também no quesito transporte;
- Flexibilidade – comumente os albergues permitem que você escolha o tipo de acomodação que deseja, desde quartos compartilhados até quartos privados. Além disso, dão flexibilidade para os hóspedes reservarem apenas algumas noites, estender a estadia ou mudar de acomodação de forma fácil e sem burocracia.
Em resumo, os hostels são ótimos lugares para aqueles que buscam economizar em hospedagem, conhecer viajantes de todos os lugares do mundo, interagir com diferentes culturas e fazer novas amizades!
Encontre opções de hostel em Portugal em nosso post hostels em Lisboa
Compartilhe esse post com os amigos e já coloca nos planos uma trip dessas!
Para economizar também com as passagens aéreas, use nosso app e receba uma notificação no seu celular quando ela reduzir de preço!